O leite condensado surgiu em 1856, após o norte-americano Gail Borden tentar desidratar o leite comum e assim descobrir um líquido meio pastoso,ou seja,condensado. O leite condensado era misturado por soldados com água por ter uma maior durabilidade e assim servir de alimento para eles. Ficou conhecido como “ração de guerra”.
Essa invenção foi patenteada por Borden no mesmo ano de sua invenção, mas só foi valorizada quatro anos depois quando estourou a Guerra Civil Americana. Borden ficou rico transportando leite em pó e leite condensando aos combatentes e depois lançando o produto no mercado. A primeira e mais conhecida marca foi criada pela Nestlé e é conhecida por todos como “Moça”.
O leite condensado chegou ao Brasil no ano de 1890 e durante a Revolução Constitucionalista ainda era usado como “ração de guerra”. Durante a Revolução foram feitas embalagens menores, com 80 gramas e que vinham com mensagens de apoio aos combatentes. Também no Brasil foi criado um dos doces mais tradicionais feitos com leite condensado, o brigadeiro. Foi criado durante a candidatura de Brigadeiro Eduardo Gomes que tinha como slogan “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro” e que fez com que várias mulheres fizessem doces como forma de apoio a sua candidatura. A receita do doce cozinhava leite condensado, chocolate em pó e manteiga. Gomes não foi eleito, porém foi inventado o brigadeiro.
Em 1955 o leite condensado passou a ser utilizado em várias outras receitas culinárias, mas ainda estava fortemente vinculado com o consumo de leite. Atualmente existem vários “tipos” de produtos feitos de leite condensado como brigadeiros e doces de leite prontos, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário