sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Leite Condensado: uma paixão

    O Brasil é o maior consumidor mundial do produto, algo como 300 mil toneladas por ano, traduzido em cerca de R$1 bilhão em negócio. Sem deixar de lado as outras tantas  sobremesas feitas a partir do leite condensado, mas o brigadeiro e o pudim de leite são os doces mais queridos do brasileiro. E os dois não existiriam sem o leite condensado. Pode ser feito o uso de ingredientes alternativos, mas não há comparação. Quando o assunto é doce, o leite condensado reina absoluto.
    São muitas as sobremesas a base de leite condensado: pavês, sorvetes, docinhos, pudins e cocadinhas. Sem falar no uso em drinques, como adoçante nas tapiocas, sorvetes e saladas de fruta. Qual criança nunca furou um buraquinho na tampa e bebeu direto da latinha o inigualável leite?
     Mesmo nos tempos da ditadura da magreza, não ficamos sem o leite condensado. Existe a versão light (a diferença é muito pequena) que é muito boa e pode ser usada com sucesso em qualquer receita. Não é preciso dizer que é um alimento bem calórico. Para cada 100gramas ele contem 325kcal. Uma latinha tem 395 gramas.
    Uma grande vantagem é que ele é exatamente o mesmo no mundo inteiro. Se você estiver fora do Brasil e bater aquela saudade de um brigadeiro, basta fazer a receita de sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário